Logpart

Blog

Veja qual a perspectiva para o transporte de cargas em 2023

sexta-feira, 3 março 2023

O transporte de cargas é uma das principais atividades do país, já que movimenta diversas mercadorias diariamente, realizando, assim, o abastecimento de insumos básicos para a população como produtos alimentícios, de limpeza, higiene pessoal, medicamentos e outros. Contudo, este setor tem enfrentando alguns desafios e mudanças por conta de diversos fatores como a pandemia da Covid-19, mudanças no cenário econômico e político. Por essa razão, tem sido cada vez mais importante buscar por soluções inovadoras que possam manter o crescimento do setor e garantir melhores resultados. Neste sentido, para o ano de 2023 tem-se uma perspectiva positiva para o setor de transporte de cargas, o qual entenderemos melhor, a seguir, confira:

Fatores importantes que impactam o setor de transporte de cargas

Primeiramente, um fator que impacta diretamente nas atividades relacionadas ao transporte de cargas é a mudança de governo, especialmente na presidência da república. Em virtude que, os governantes eleitos cooperam para que o setor se mantenha competitivo, investindo em melhor infraestrutura que assegure maior fluidez na movimentação de mercadorias. 

Outra questão considerável, são os impostos praticados pelo governo no diesel, além das alterações na tabela de frete. Além do mais, tem-se os aspectos relacionados aos direitos e condições de trabalho dos colaboradores, como a jornada dos motoristas de caminhão. 

Vale frisar que com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, certamente isso aumenta a procura pelo transporte de cargas. Desse modo, as atividades logísticas precisam se modernizar a partir da implementação do uso de softwares de gestão integrada. Isso porque, auxilia nas entregas de dados de forma mais rápida e assegura melhoria contínua das operações.

As perspectivas para o setor de transporte de cargas em 2023

Com o crescimento de setores como o da construção civil, agronegócio, mineração e o e-commerce têm gerado expectativas animadoras para o ano de 2023. Isso ocorreu devido às projeções feitas no último ano, com estimativa de crescimento no PIB entre 1,4% e 2,9%.

Porém, como nem toda previsão trará 100% de certeza, ainda pode existir o risco de uma crise no setor, por conta das adversidades que vão ocorrendo ao longo do ano e que não estão previstas. 

De modo geral, as previsões econômicas otimistas são principalmente por causa dos avanços tecnológicos implementados nas operações e por causa do aumento de demandas de determinados segmentos. 

Ademais, entre os anos de 2020 e 2021, houve um aumento significativo de 10% em TUKs, o qual refere-se a unidade de medida que combina toneladas com quilômetros percorridos, sendo 16% de custo gerado. Já em relação ao ano passado, foram movimentados cerca de 1,9 trilhões de TUKs, gerando custos de R$ 1 trilhão. A perspectiva é que este ano haja um aumento desses volumes e consequentemente eles sejam maiores que nos últimos anos. 

Logo, entende-se que o transporte de cargas em 2023 apresenta boas expectativas, tanto no âmbito nacional quanto mundial. Além disso, seu foco é o aprimoramento das atividades que funcionou corretamente e do que precisa ser melhorado. Assim, há uma busca incessante por eficiência, redução de desperdícios e otimização das rotas, a partir de um bom planejamento e a implementação de inovações tecnológicas. Espera-se ainda, que sejam feitos investimentos em infraestrutura rodoviária e modernização da logística, visando melhorias nas estradas brasileiras.