Logpart

Blog

Saiba como realizar operações logística otimizada

quarta-feira, 1 novembro 2023

As operações logísticas geralmente requerem adoção de práticas e procedimentos que visem a otimização dos processos e bem como atividades mais assertivas. Sendo assim, realizar operações logísticas otimizadas abrange questões relacionadas a uma gestão eficiente do fluxo de produtos, informações e recursos em uma cadeia de suprimentos. Além do mais, a otimização logística pode resultar em diversos pontos positivos como na economia de custos, garantindo maior eficiência e a melhor satisfação do cliente. 

Diante disso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar as operações logísticas otimizadas. Confira:

Planejamento Estratégico

Primeiramente, defina os objetivos da cadeia de suprimentos e as estratégias que serão feitas a longo prazo. Dessa forma, recomenda-se que sejam feitas análises sobre as demandas e bem como da capacidade de produção para planejar a produção e a distribuição de mercadorias. Outro ponto importante, no concerne ao planejamento estratégico, é identificar quais são os principais parceiros e fornecedores na cadeia de suprimentos.

Gestão de Estoque

Mantenha um estoque equilibrado a fim de evitar excessos ou falta de produtos, o que consequentemente causaria prejuízos consideráveis às empresas. Por isso, o ideal é utilizar sistemas de gestão de estoque eficazes, que ajudam a otimizar esse procedimento nas operações logísticas.

Neste contexto, aplique a classificação ABC para priorizar produtos de acordo com sua importância. No entanto, existem outras formas de aplicação de gestão de estoque, é só escolher de acordo com seus processos de demandas

Planejamento de rotas

O planejamento de rotas é de suma importância para que as operações sejam realizadas eficientemente. Isso porque, ao utilizar software de roteirização, garante que as rotas sejam otimizadas, levando em consideração questões como trajetos mais curtos, estradas com infraestrutura adequada e consideradas mais seguras, além de rodovias com menos pedágios e locais com menos fluxo de trânsito. A partir disso, certamente haverá maior ganho de tempo nas entregas e redução no uso de recursos, o que minimiza os custos das operações logísticas.

Tecnologia e Automação

É importante a adoção de sistemas de informação e tecnologia que vise o rastreamento de produtos e informações em tempo real. Além disso, utilize a automação de processos a fim de reduzir erros humanos e consequentemente aumentar a eficiência. Considere a implementação de IoT (Internet das Coisas) e soluções de análise de dados para monitoramento em tempo real.

Colaboração e Parcerias

É importante trabalhar com estreitas colaboração com fornecedores, parceiros e distribuidores. Desse modo, compartilhe informações e dados pertinentes para melhorar a visibilidade na cadeia de suprimentos. Recomenda-se ainda, a implementação de acordos de colaboração e contratos a longo prazo.

Gerenciamento de Riscos

Identifique potenciais riscos na cadeia de suprimentos, como interrupções no fornecimento, desastres naturais ou problemas políticos. Em razão disso, desenvolva planos de contingência para lidar com esses riscos e, por conseguinte, manter a continuidade dos negócios.

Sustentabilidade

A integração de práticas de atividades sustentáveis nas operações logísticas gera redução considerável nos impactos ambientais. Por esse motivo, deve-se adotar opções de transporte mais sustentáveis, exemplo disso, são os veículos elétricos ou híbridos, além de veículos mais novos que gastam menos combustível e minimizam a emissão de gases poluentes.

Melhoria Contínua

Vale frisar a importância da realização de análises de desempenho regularmente,  para identificar possíveis problemas e áreas de melhorias. Dessa forma, é interessante a implementação de práticas de melhoria contínua, como o Lean Six Sigma, o qual tem como objetivo otimizar processos.

Treinamento e Desenvolvimento

De modo geral, invista na capacitação dos profissionais para que eles possam lidar com os desafios logísticos de forma eficaz. Logo, mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tendências do mercado logístico, a fim de aplicá-las adequadamente juntamente com sua equipe. 

Portanto, a otimização logística é considerado um processo contínuo que requer adaptação às mudanças no mercado e nas operações. Além do mais, a implementação dessas práticas pode ajudar na melhoria da eficiência e na rentabilidade da cadeia de suprimentos.