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Fique por dentro: confira como realizar entregas com agilidade, eficiência e segurança

sexta-feira, 28 abril 2023

As entregas são etapas fundamentais no que concerne às operações logística, isso porque, esse é um fator que interfere diretamente na satisfação dos consumidores finais. Neste sentido, é importante investir em estratégias que possam assegurar serviços mais qualificados, que agradem aos clientes atendendo suas necessidades e expectativas. 

Posto isso, a partir de uma boa gestão de entregas, com procedimentos estratégicos, torna-se uma maneira importante para fidelizar os clientes. Pois, evitam-se adversidades que certamente atrasam os prazos de entrega, ou ainda, danificam as mercadorias durante este processo.

Diante do exposto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar entregas com agilidade, eficiência e segurança. Confira e fique por dentro!

O que é a gestão de entrega?

A gestão de entrega envolve basicamente a organização, administração e supervisão de pessoas, processos e tecnologias. Logo, ao combinar adequadamente esses aspectos constituem-se o sucesso esperado das operações. Em vista disso, otimiza os serviços de entregas, possibilitando que os itens cheguem no prazo determinado e, em perfeitas condições. Além do que, entende-se que a gestão de entrega tem como objetivo principal  gerar uma experiência otimizada aos clientes. 

Estratégias para uma gestão de entregas

No processo de entrega existem algumas práticas relevantes para garantir que todo transporte de cargas seja realizado de forma correta e eficiente. Dessa forma, entre as principais estratégias podemos destacar:

Planejamento

Primeiramente, assim como em toda operação é essencial que haja um planejamento. Neste caso, é necessário desenvolver todas as etapas, desde o momento da compra, até a entrega ao destino final. Assim, propicia que os prazos sejam cumpridos de forma rápida e segura.

Ademais, vale ressaltar a importância de contar com roteirizadores no intuito de definir rotas mais econômicas e efetivas. Com isso, é possível ainda analisar possíveis contratempos que atrapalham a eficiência das entregas.

Controle de estoque

A organização do fluxo de mercadorias é uma questão que ajuda a garantir o cumprimento dos prazos de entrega. Devido a isso, os gestores precisam conhecer os índices de vendas para que consiga se antecipar às demandas dos clientes e identificar o tempo que cada produto carece ficar em estoque. 

Monitoramento

O monitoramento tem como objetivo oferecer maior segurança e qualidade nos processos de entrega. Dessa maneira, o serviço de gestão inteligente proporciona o registro de dados referentes ao tempo de atendimento de cada cliente, além da velocidade média dos condutores, por exemplo.

Automatização dos processos

Sabe-se que o investimento em ferramentas tecnológicas tem se tornado cada vez mais crucial, especialmente nos processos de entregas. Dado isso, a automatização dos processos auxilia nas seguintes situações:

  • Organização das informações;
  • Aumento da produtividade;
  • Integração das etapas logísticas; 
  • Aumento na eficiência;
  • Maior controle dos negócios;
  • Visibilidade sob pontos que requerem melhorias.

Comprovante de entrega

Quando falamos em comprovante de entrega, essa é uma prática que requer a assinatura do cliente para fins de confirmação do recebimento da encomenda. Além do mais, existem casos, em que tiram foto de onde o produto foi deixado, tendo isso como finalidade de compartilhamento com os clientes futuramente.

Qual a importância da gestão de entrega?

Quando ocorrem falhas durante o processo de entrega, resulta em alguns problemas como perdas de mercadorias, insatisfação dos clientes, desistências das compras, entre outros, os quais geram prejuízos aos negócios. 

Por essa razão, para garantir agilidade, eficiência e segurança, é necessário gerenciar tudo que envolve as entregas de mercadorias, a fim de que esses elementos sejam alcançados e consequentemente, obtenha o sucesso esperado.

Verifica-se que essa é uma atividade complexa e que lida com grandes volumes de informações, por isso, o ideal é eliminar os erros que prejudicam a operação, controlando e administrando cada etapa.