A distribuição de mercadorias é uma etapa importante dos processos logísticos, uma vez que evita problemas no envio e transporte de mercadorias e por conseguinte garante maior satisfação dos clientes. Dessa forma, o objetivo da distribuição é disponibilizar a quantidade de mercadorias certas, no momento certo e no lugar certo, sendo imprescindível otimizar os processos para que as operações sejam mais efetivas.
Nesse sentido, este processo certamente requer planejamento minucioso, para que não haja margens de erros, ainda mais que a pontualidade nas entregas é o que assegura diferencial competitivo no mercado, caso contrário, atrasos resultam na perda de novas vendas e de clientes.
Diante disso, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a distribuição de cargas e quais são seus principais benefícios, confira:
O que é e como funciona a distribuição de cargas nos processos logísticos?
Primeiramente, a logística de distribuição refere-se ao processo que chega mais próximo ao cliente, isso porque atende às demandas finais dos produtos. Este processo atua na realização de operações de entrega de produtos acabados no estoque, nos centros atacadistas ou nos próprios centros de distribuição, atendendo os mais diversos consumidores por meio do transporte de cargas, principalmente no modal rodoviário.
Com isso, propicia a entrega de mercadorias aos clientes dentro do prazo estabelecido. Sendo, então, possível gerir as mercadorias desde o momento em que elas saem da fábrica, passando pela linha de montagem, até a entrega ao cliente final. Nesse percurso, existem múltiplos fluxos relacionados à etapas como de vendas, estocagem, transporte e prestação de contas.
Em função disso, a distribuição tem como finalidade otimizar a distribuição de mercadorias, tornando os processos mais rápidos e eficientes. No entanto, deve-se seguir algumas estratégias que, geralmente, envolvem as áreas de marketing e o comercial.
Vale ressaltar que dentro de uma distribuidora são executadas diversas atividades, como recebimento das mercadorias, transporte dos itens até o ponto de armazenagem, conferência dos produtos, entre outros. Além do que, é necessário o desenvolvimento da gestão de planejamento e maior capacidade de interação com o mercado.
A importância da logística de distribuição
A logística de distribuição é considerada importante para evitar desperdícios de tempo, dinheiro, transporte e mão-de-obra. Assim sendo, um processo de distribuição eficiente é um diferencial especialmente na realização das entregas de forma adequada, o que consequentemente, eleva o nível dos serviços prestados e da satisfação dos clientes.
Com a devida gestão é possível compreender o que foi produzido, se a mercadoria é suficiente para atender os clientes e qual o prazo de entrega, por exemplo. A partir disso, a empresa consegue efetuar um planejamento eficaz e analisar a necessidade da contratação de terceiros.
Quais são os principais benefícios da distribuição?
O processo de distribuição resulta em benefícios relevantes para operações logísticas, entre os quais podemos citar:
Redução de custos
Com a centralização do ponto de estoque e a diminuição dos serviços entre fornecedores e a distribuidora, ocorre uma redução dos custos. Assim, permite-se a realização do maior número de encomendas, aumentando o poder de negociação da empresa.
Outro ponto interessante, é a possibilidade de oferecer produtos com preços mais acessíveis, diminuindo os gastos com estoque e armazenagem de mercadorias, promovendo, assim, maior rotatividade no depósito, além de evitar excessos ou perdas de itens.
Aumento da produtividade
A logística de distribuição viabiliza o aumento na produtividade, garantindo maior eficiência nas atividades de fornecimento de mercadorias. Dessa forma, elabora uma gestão mais sólida e maior desenvolvimento de toda estrutura produtiva. Em virtude que, as distribuidoras são projetadas para gerenciar a movimentação de volumes de mercadorias e direcioná-los ao seu destino final com maior agilidade.
Controle da sazonalidade
De modo geral, a sazonalidade é um evento relacionado à variação das tendências de mercado, com altas e baixas demandas de serviços. Por isso, torna-se crucial um planejamento de estoque adequado que vise a realidade do mercado. Sendo que, isso é possível com a logística de distribuição que auxilia no controle das sazonalidades.
Eficiência nas entregas
Considerada um dos principais benefícios da distribuição de cargas, pois este processo garante maior rapidez nas entregas e controle sobre as mercadorias. Muitas estratégias são desenvolvidas para otimizar a entrega ao cliente, gerando menos gastos e tempo de operação, como é o caso, por exemplo, do planejamento de rotas e da utilização de veículos adequados.
Portanto, nota-se que a distribuição de cargas é um importante diferencial competitivo nas operações logísticas, o qual ajuda na obtenção de maior produtividade e redução de custos. Por consequência, potencializa as chances de sucesso da empresa, aumentando os números de clientes.