As operações logísticas tratam-se das atividades envolvidas no gerenciamento eficiente do fluxo de bens e serviços desde o ponto de origem até o ponto de destino. Dado isso, essas operações são cruciais para assegurar que os produtos se movimentam de forma eficiente pela cadeia de suprimentos. Além disso, busca-se garantir a entrega dos produtos no tempo certo, no local adequado e de maneira econômica.
Dessa forma, para entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os principais processos das operações logísticas. Confira:
Planejamento Logístico
O primeiro passo dentro das operações logísticas é a realização de um planejamento. Sendo assim, nessa etapa são definidas estratégias que tem como finalidade atender às demandas de mercado. Além das projeções referentes às necessidades de estoque e capacidade de transporte e o desenvolvimento de planos para otimizar a cadeia de suprimentos.
Gestão de estoque
De modo geral, deve ser feito o controle do nível de estoque para atender às demandas sem que haja excesso ou falta de mercadorias. Com isso, é comum que seja implementada a técnica de gestão de estoque, conhecida como just in time.
Lembrando que a gestão de estoque lida com recebimento de mercadorias e o armazenamento, por isso, há um monitoramento constante do controle de inventário.
Processamento de Pedidos
A próxima etapa é o recebimento e processamento de pedidos de clientes, os quais seguem para a separação de produtos (picking), embalagem e bem como a preparação para envio. É importante que haja uma coordenação para preparação e expedição dos pedidos, integrando todo processo com sistemas que possam automatizá-los.
Transporte e Distribuição
O transporte e distribuição lida com a seleção adequada dos modais de acordo com as necessidades dos clientes e da natureza das mercadorias. Assim também, para que tudo ocorra dentro do prazo e com segurança é feito o planejamento das rotas que serão percorridas, a fim de evitar atrasos e possíveis avarias com as mercadorias.
Armazenagem
Na armazenagem, deve primeiramente, efetuar um planejamento do layout do armazém, visando aumentar a segurança das cargas, incluindo projetos de sistemas de armazenamento. Além disso, o gerenciamento de espaços, organização e manuseio de mercadorias, estocagem otimizada e a implementação de tecnologias, também são fatores fundamentais para esse processo.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management)
Trata-se da coordenação de todas as atividades, desde a matéria-prima até o consumidor final, com a colaboração de fornecedores e parceiros, além do uso de tecnologias como RFID e software de gestão para melhorar a visibilidade e eficiência.
Gestão de Riscos
A gestão de risco permite a identificação e mitigação de riscos na cadeia de suprimentos, a partir do desenvolvimento de estratégias que possam lidar com interrupções, como desastres naturais ou problemas de fornecedores, isto é, basicamente essa gestão realiza planos de contingência para situações adversas.
Tecnologia da Informação em Logística
Uso de sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e sistemas de informação logística, os quais servem para garantir uma integração de sistemas para troca eficiente de dados entre parceiros. Vale destacar a utilização de tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT) e blockchain.
Sustentabilidade Logística
Adoção de práticas e ações mais sustentáveis na cadeia de suprimentos, os quais têm como objetivo a redução do impacto ambiental das operações logísticas, principalmente no que concerne a emissão de gases poluentes.
Gestão de Devoluções e Pós-Venda
Implementação de processos eficientes para lidar com as devoluções e produtos com defeito, por meio do processo da logística reversa. Além da reciclagem e disposição adequada de resíduos e recuperação de produtos para reutilização.
Enquanto ao atendimento ao cliente pós-venda, essa é uma maneira de ajudá-los com problema logístico, buscando soluções práticas e eficazes.
Portanto, entende-se que esses processos são interconectados e formam um sistema logístico completo que visa otimizar o fluxo de materiais e informações ao longo da cadeia de suprimentos, garantindo eficiência e a satisfação do cliente.