A pontualidade nas entregas das operações do transporte de cargas é quesito importantíssimo para satisfação dos clientes. Dado isso, é essencial que as transportadoras disponham de processos rígidos, principalmente no que diz respeito assegurar o atendimento dos prazos estabelecidos, pois, caso contrário, ocorrem atrasos que impactam negativamente na imagem da empresa perante ao cliente.
Neste sentido, vale ressaltar que os processos de entrega envolvem várias questões, como a quantidade de mercadorias transportadas, a localidade e o destino de distribuição, as especificidades das cargas e o tipo de transporte que fará a entrega. A partir disso, é possível fazer uma análise minuciosa e, assim, estimar uma data aproximada para que a mercadoria chegue ao destino final.
Posto isso, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como são definidos os prazos de entregas e quais são as estratégias para evitar atrasos. Confira:
Entregas no transporte rodoviário de cargas
O transporte rodoviário de cargas possui processos específicos, o qual tem início com a coleta das mercadorias nos centros de distribuição ou nas fábricas, logo, em seguida, é realizada a emissão das notas fiscais de cada item e outros documentos obrigatórios. Além disso, ocorre ainda, a consolidação das cargas, o transporte e a desconsolidação.
Sendo assim, diversas empresas estão diretamente envolvidas neste processo, seja antes, durante ou depois do percurso, tais como postos de combustíveis, oficinas mecânicas, seguradoras, além dos órgão competentes que fiscalizam as atividades deste setor.
A importância de calcular o prazo de entregas
Quando falamos em estabelecimento de prazos, é importante lembrar que isso interfere na decisão de compra dos clientes, além dos processos de gestão da transportadora.
Em função disso, considera-se que, quanto mais rápido forem realizadas as entregas, maior será o volume de pedidos atendidos. Isso significa que também impacta positivamente ou negativamente na rentabilidade dos negócios e na visão de mercado.
Outro ponto interessante a se destacar é que, quando o cliente solicita uma entrega, costumeiramente ele realiza um planejamento sobre os prazos estimados para receber sua encomenda. Por essa razão, quando este não é cumprido conforme o estabelecido, prejudica o relacionamento com o cliente.
Dessa maneira, o prazo de entrega começa a contar a partir do momento da solicitação do pedido do cliente. Isto é, quando se estabelece um prazo de 10 dias, este será o período para preparação de todos os procedimentos, o que envolve separação, emissão de documentos, consolidação das cargas, carregamento, expedição e o transporte. Assim, para evitar atrasos, é necessário adoção de algumas práticas e estratégias, entre as quais podemos destacar:
Planejamento logístico
Um bom planejamento logístico auxilia em todos os processos e garante maior assertividade na execução das atividades. Geralmente são considerados todos os aspectos existentes, buscando formas de padronização em cada etapa, além de investimentos em tecnologias que minimizem as possibilidades de falhas. No planejamento é crucial que haja um sistema de inventário, gestão de estoque e planos de rotas otimizadas.
Aperfeiçoamento do processo de distribuição
O processo de distribuição começa exatamente quando a mercadoria chega ao armazém e, em seguida, ocorre a separação. Dado isso, quando há um longo espaço de tempo entre a chegada da carga e o processo de triagem, acarreta no atraso dos prazos de entrega. Por esse motivo, é fundamental que todos os processos sejam efetuados no menor tempo possível.
Roteirização
A roteirização é um processo que tem como objetivo garantir que as entregas sejam realizadas de acordo com o programado. Ou seja, o motorista segue o trajeto estabelecido que visa a redução de custos e a diminuição no tempo de entrega. Em virtude que, são definidas rotas que evitam o fluxo intenso de trânsito, rodovias precárias, percursos com menos pedágio, dentre outros. Com isso, otimizam as viagens realizadas, buscando evitar adversidades durante o trajeto.
Defina prazos realistas
Ao definir um prazo é necessário que seja condizente com a realidade, considerando possíveis imprevistos como fatores climáticos, geográficos e sociais que influenciam nas datas de entrega. Assim, empresas que se preocupam com a eficiência de suas atividades, estipulam datas que possam ser cumpridas, independentemente de qualquer situação que ocorra durante as operações logísticas.
Portanto, percebe-se que a definição dos prazos de entregas é uma questão extremamente importante, principalmente para garantir que toda logística seja realizada efetivamente. Por isso, a aplicação de estratégias é fator que auxilia para que sejam cumpridas as datas estabelecidas e em curto prazo.